terça-feira, 20 de outubro de 2009

Qual a localização geografica do pré-sal Petróleo da reserva "pré-sal" é um petróleo formado há estimados 100 milhões de anos a partir da decomposi

Definição

Petróleo da reserva "pré-sal" é um petróleo formado há estimados 100 milhões de anos a partir da decomposição de materiais orgânicos de um antigo mar primitivo, quando da separação da América do Sul do continente africano, com posterior secagem deste e formação de um imenso reservatório de sal gema (sal na forma de rocha) sobre tais reservas e ainda posterior cobertura pela lâmina d'água do oceano Atlântico. Segundo os geólogos, a camada de sal conserva determinadas qualidades do petróleo destas reservas. Tem-se de entender que as reservas não são somente de petróleo, mas também incluem gás natural.
(wwi.al.sp.gov.br)

Localização em profundidade

Estas reservas estão localizadas abaixo desta camada de sal, cuja espessura pode ser de até 2 quilômetros, e cobertas com lâmina d'água de pelo menos 2 mil metros, chegando portanto a estarem em até 5 a 7 mil metros de profundidade (são citados lâmina d'água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e soterramento entre 3 mil e 4 mil metros). Um corte incluindo a lâmina d'água e as camadas geológicas que cobrem tais reservas é visto na figura abaixo.
A camada pré-sal em corte esquemático do leito
onde se encontra (www1.folha.uol.com.br).
Abaixo, um gráfico mostrando as profundidades de operação e o desenvolvimento da extração em lâminas d'água crescentes por parte da Petrobrás, ainda nas reservas que são chamadas "pós-sal", e comparativamente, a localização e profundidades de lâmina d1água das reservas pré-sal.

Posição e histórico em profundidade de lâmina d'água
das reservas brasileiras de petróleo (GloboOnLine)

Onde se situa geograficamente

A chamada camada pré-sal estende-se por uma faixa ao longo de 800 quilômetros (e até 200 quilômetros de largura) entre os litorais dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e situa-se em três bacias sedimentares: Espírito Santo, Campos e Santos. Em área representa 160 mil quilômetros quadrados.

Localização geográfica da camada pré-sal (www.suapesquisa.com).
Os geólogos, e consequentemente as empresas petrolíferas, consideram que pela simetria da formação do oceano Atlântico, clara na dorsal meso-atlântica, existirá uma reserva simétrica aos atuais campos da costa brasileira nos correspondentes países africanos, como Angola.

Os campos


Vários campos já foram descobertos e poços de petróleo foram perfurados na reserva pré-sal, entre eles o de Tupi, o de maior volume estimado. Encontraram-se e outros campos, dentre eles, os nomeados, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara. A Petrobrás e ainda estuda que se a camada pré-sal tenha tais campos interligados, formando um único campo gigantesco, no temo unitização. Abaixo, um esquema dos campos já determinados:
Os campos de pré-sal (www1.folha.uol.com.br).

As reservas

Apenas o campo de Tupi tem reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas petrolíferas mundiais dos últimos sete anos. Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobrás no Brasil ficaram em 13,92 bilhões de boe (barris de óleo equivalente*) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Assim, se esta estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.
As estimativas apontam que a camada pré-sal, na totalidade, poderia abrigar aproximadamente 100 bilhões de boe em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.
O então presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, estima que o Brasil pode dar um salto no ranking dos países com as maiores reservas de óleo e gás no mundo caso ao se confirmarem as estimativas preliminares sobre as reservas na camada de pré-sal. O Brasil, que ocupa atualmente o 24° lugar entre as maiores reservas de petróleo e gás no mundo, poderia passar para o oitavo ou nono lugar, posições hoje respectivamente de Venezuela e Nigéria. Em termos de aumento das reservas brasileiras, este salto representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de boe para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de boe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário